Nesse ano o Dia do Trabalho cai exatamente num Domingo. Feriado num domingo pode ser redundância, mas é uma boa oportunidade para ir à igreja e agradecer a Deus pela oportunidade de trabalho que se tem. E se a gente faz parte dos 10 milhões de brasileiros desempregados nesse momento, pode ser uma boa ocasião para suplicar a Deus por nova oportunidade.
No meu tempo de faculdade de História na UPF me disseram que o termo “trabalho” vem do latim “Tripalium” que era um instrumento feito de três paus aguçados que servia como instrumento de tortura no qual eram castigados os escravos que faziam mal o seu serviço. Daí resultou que trabalho não era algo positivo.
Embora Deus precisasse dizer a Adão que em consequência do pecado ele teria de comer o seu pão do suor do seu rosto, o trabalho dignifica a pessoa. Lutero, ao falar da vocação das pessoas para os diversos tipos de trabalho, faz uma avaliação muito positiva do trabalho. Ele entendia que “vocação” é servir os outros e nisso a espiritualidade é trazida para a nossa vida prática de cada dia.Ele costumava dizer que Deus está oculto na nossa vida diária. A rotina comum de ganhar a vida, ir ao supermercado, ser um bom cidadão, gastar tempo com a família, são esferas nas quais Deus opera, através de meios humanos. Na explicação do primeiro mandamento no Catecismo Maior ele escreve: “Pois, ainda que, de resto, muita coisa boa nos venha de homens, todavia, é receber de Deus tudo quanto se recebe por seu mandamento e ordem. As criaturas são apenas a mão, o canal e o meio através de que Deus tudo concede”.
Se pedimos, no Pai Nosso, pelo pão de cada dia, então oramos pelo nosso emprego, pelo desempenho da economia do nosso País, pelo agricultor que planta o trigo, pelo caminhoneiro que o transporta, pelo moinho que faz a farinha, pelo padeiro que faz o pão, pelo comerciante que o vende, pelos desempregados para que consigam logo trabalhar. Cada parte desta cadeia alimentar econômica é uma vocação, através da qual Deus opera e distribui os seus dons.
É bom lembrar que Deus está intimamente envolvido em tudo o que existe. Deus é ativo e opera através dos meios. Se no reino espiritual ele opera através dos meios de graça (Palavra e Sacramentos), no reino terreno, ele governa por meio da vocação.
Edgar Lemke