Ao conversar com meu vizinho sobre a tragédia que destruiu a Chapecoense, ele comentou: “É! Hoje estamos conversando, mas amanhã pode ser que não estejamos mais aqui!” À parte da comoção que tomou conta do mundo, não só o esportivo, as pessoas refletem sobre a brevidade da vida e a dor que a morte provoca aos mais chegados. Surgem perguntas: E Deus? Ele não podia impedir? A culpa está em quem? Onde está Deus nisso tudo? Que lições temos pra nós?
O tempo de Advento anuncia que Jesus é Emanuel – Deus conosco. Portanto, Ele está presente na nossa história, pronto para nos ouvir, consolar e cuidar. Advento quer dizer vinda, chegada, significando que estamos num tempo de espera. Esperamos Aquele que virá para julgar vivos e mortos, como confessamos no Credo Apostólico. Precisamos estarpreparados para essa vinda até porque não sabemos quanto tempo nos resta.
Que tal reunir a família para um culto doméstico (segue o arquivo em anexo) e saborear uma Ceia de Advento no âmbito familiar com gratidão a Deus em nossos corações pela vinda do Emanuel?
Edgar Lemke